domingo, 6 de junho de 2010

TESTE DE RETENÇÃO, TESTE DE TRANSFERÊNCIA, CURVAS DE DESEMPENHO

Avaliação da Aprendizagem através de testes de retenção
A aprendizagem a partir do desempenho analisa a característica de persistência do desempenho aperfeiçoado devido a pratica de habilidade. A maneira mais comum de avaliar esta característica é aplicar um teste de retenção. Você já vem vivenciando esta forma de avaliação da aprendizagem desde de que entrou na escola. Os professores estão sempre aplicando testes que abrangem unidades da matéria ensinada. Eles utilizam os testes de retenção para avaliar o quanto você sabe ou quanto do que foi estudado foi retido. Observe que o professor tira uma conclusão a respeito do seu conhecimento sobre um determinado assunto, de acordo com o resultado do seu teste.

A forma mais comum de aplicar um teste de retenção, no caso de uma habilidade motora, consiste em fazer com que as pessoas desempenhem uma habilidade que já praticaram, mas que não tenham praticado há um certo tempo. A finalidade do teste de retenção é de avaliar o grau de permanência ou persistência do nível de desempenho atingido durante a prática depois de um certo período sem nenhuma pratica. O intervalo de tempo real entre o fim da pratica e o teste é arbitrário. Entretanto esse intervalo deve ser suficientemente longo para permitir que dissipem quais quer fatores que tenham afetado artificialmente o desempenho da prática. A avaliação critica é a diferença entre o nível de desempenho da pessoa no primeiro dia de pratica e no dia de teste. Se houver uma melhora significativa entre estes dois períodos, então você poderá ter certeza de que houve aprendizagem.

Avaliação da aprendizagem através de testes de transferência


Através do aspecto da adaptabilidade das mudanças do desempenho, podemos concluir se houve a aprendizagem. Esse método de avaliação é feito através dos testes de transferência, que são testes envolvendo alguma situação nova, de modo que a pessoa precisa adaptar a habilidade que esteve praticando ás características dessa nova situação.

Há dois tipos de situações novas interessantes. Uma delas consiste no novo contesto em que a pessoa precisa desempenhar a habilidade, a outra consiste numa variação nova da mesma habilidade.
• Características do novo contexto: os responsáveis pela aplicação dos testes podem utilizar vários tipos de variações do contexto nos testes de transferência. Uma característica que eles podem mudar é a disponibilidade do feedback aumentado, que é a do desempenho que a pessoa recebe de alguma fonte externa. Por exemplo, em varias situações de desempenho, a pessoa recebe feedback aumentado na forma de informação verbal sobre o que está fazendo correta ou incorretamente. Se você estiver avaliando a aprendizagem para descobrir se a pessoa confia em seus próprios recursos para desempenhar a habilidade, então a sua solicitação para que a pessoa desempenhe em feedback aumentado disponível poderia ser uma alteração de contexto útil para o teste de transferência.

Uma outra característica do contexto que os responsáveis pela aplicação dos testes podem alterar é o ambiente físico em que a pessoa efetua o desempenho. Isso é particularmente eficiente numa situação de aprendizagem em que o objetivo consiste em capacitar a pessoa e desempenhar em locais diferentes daquele em que foi realizada a prática.
• Variações de habilidades novas : Um outro aspecto da adaptabilidade relacionada à aprendizagem de habilidades, consiste na capacidade de a pessoa desempenhar com sucesso uma variação de uma habilidade que ela já aprendeu. Essa capacidade é comum em nossa vida cotidiana. Por exemplo, ninguém até hoje andou em todas as velocidades possíveis de se andar. Entretanto, podemos andar mais depressa ou mias devagar sem maiores dificuldades. No entanto, quando nos defrontamos com um novo tipo de velocidade, adaptamos muito bem nossos movimentos às novas características da velocidade sem nenhum problema. Esses exemplos ilustram a importância em produzir novas variações de habilidades para as pessoas.

Uma das formas de fazer as pessoas executarem uma variação de nova habilidade, consiste em alterar o contexto do desempenho para que elas tenham que adaptar seus movimentos ao novo contexto. Assim, o teste de transferência elaborado para avaliar a capacidade em produzir variações de novas habilidades se assemelha ao teste de transferência elaborado para avaliar a capacidade em adaptar-se aos novos aspectos do contexto de desempenho.
Curvas gerais de Desempenho


Existem quatro tipos gerais de curvas de desempenho, que são responsáveis pela medida do desempenho do praticante do começo ao fim da tarefa.

Curva linear: Aumento sistemática do desempenho ao longo do tempo.

Curva acelerada negativamente: Indica que no inicio da prática ocorreu uma grande melhora do desempenho, mas com o passar do tempo, houve menores aperfeiçoamentos desse desempenho.

Curva acelerada positivamente: Indica uma melhora do inicio do prática e posteriores aperfeiçoamentos.

Curva em S: É uma combinação das três curvas anteriores.

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