domingo, 6 de junho de 2010

RITMO

´´O ritmo faz parte de tudo que existe no Universo, é um impulso ou estímulo que caracteriza a vida``(VERDERI, 1998. p. 53). O ritmo está presente nas pessoas desde o seu nascimento, portanto o ritmo é algo natural do ser humano, cada pessoa tem o seu ritmo estabelecido em si próprio.
´´Ritmo é uma qualidade fundamental existente em todo o ser humano, de uma forma diferenciada`` (ARRIBAS, 2002) algumas pessoas têm um ritmo mais rápido, outras mais lentos, porém isso não é uma definição de certo ou errado, o ritmo é certo de acordo com cada um. O ritmo está presente em todas as partes da vida, tanto na parte da saúde como na parte da rotina do ser humano.

O ritmo nos traz uma organização dos fenômenos sucessivos, tanto na parte motora quanto na percepção de sons. Para se praticar atividades rítmicas com crianças, o professor deve variar pouco e ser simples, sempre respeitando as particularidades de cada criança. Muitos professores têm o costume de falar que a criança está fora do ritmo, mas é a não compreensão da frase melódica, ou do ritmo.

Movimento
Tudo o que vive tem movimento, ele é a mais pura expressão da existência da vida. Os seres vivos necessitam do movimento para sobreviver.

O movimento no homem determina a ação corporal que é representada pela expressão da corporeidade. Através dela, o homem se comunica, se alimenta, trabalha, enfim vive.

Podemos considerar o movimento como uma alteração do corpo em diversos segmentos do espaço, também como uma característica de todo ser vivo, seja ele animal ou vegetal.

Através do movimento, podemos expressar o ritmo e dançar. Ele é a materialização do corpo na conduta humana e o feixe de onde saem as ações concretas do pensamento.

È a partir do movimento que podemos perceber as primeiras realizações do desenvolvimento do sistema perceptivo-sensório-motor.

A música tem uma influência muito grande no movimento. E há quem diga que o movimento e a música caminham juntos. Um completa o outro, dançar sem música não libera os estímulos espontâneos e ouvir uma música e não se movimentar é quase impossível, pois as ligações das raízes dos nervos auditivos estão largamente espalhadas pelo nosso corpo e são mais longas que quaisquer outros nervos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário