domingo, 6 de junho de 2010

TESTE DE RETENÇÃO, TESTE DE TRANSFERÊNCIA, CURVAS DE DESEMPENHO

Avaliação da Aprendizagem através de testes de retenção
A aprendizagem a partir do desempenho analisa a característica de persistência do desempenho aperfeiçoado devido a pratica de habilidade. A maneira mais comum de avaliar esta característica é aplicar um teste de retenção. Você já vem vivenciando esta forma de avaliação da aprendizagem desde de que entrou na escola. Os professores estão sempre aplicando testes que abrangem unidades da matéria ensinada. Eles utilizam os testes de retenção para avaliar o quanto você sabe ou quanto do que foi estudado foi retido. Observe que o professor tira uma conclusão a respeito do seu conhecimento sobre um determinado assunto, de acordo com o resultado do seu teste.

APRENDIZAGEM MOTORA - FATORES QUE INFLUENCIAM

A aprendizagem motora tem basicamente dois objetivos a investigar, que são eles: as alterações cognitivas que ocorrem em decorrência da prática, ou seja, como as pessoas partem de um estado que não dominam uma habilidade e, após um período de prática, passam a executá-la com grande proficiência. Segundo, quais os fatores que afetam a aquisição dessas habilidades.

O DESENVOLVIMENTO MOTOR NA ADOLESCENCIA E SEUS ASPECTOS - COGNITIVO E SOCIAL

A adolescência dura quase uma década, aproximadamente dos 12 ou 13 anos até o inicio dos 20 anos. Não há definição clara para seu ponto de inicio ou fim (PAPALIA, 2006). Geralmente considera-se que a adolescência inicia na Puberdade, o processo que leva à maturidade ou fertilidade – a capacidade de reprodução.


O inicio da adolescência (aproximadamente dos 11 ou 12 anos aos 14 anos de idade), marca a transição de saída da infância, oferece oportunidade de crescimento, não apenas em dimensões físicas, mais também em competências cognitivas e sociais.


RITMO

´´O ritmo faz parte de tudo que existe no Universo, é um impulso ou estímulo que caracteriza a vida``(VERDERI, 1998. p. 53). O ritmo está presente nas pessoas desde o seu nascimento, portanto o ritmo é algo natural do ser humano, cada pessoa tem o seu ritmo estabelecido em si próprio.
´´Ritmo é uma qualidade fundamental existente em todo o ser humano, de uma forma diferenciada`` (ARRIBAS, 2002) algumas pessoas têm um ritmo mais rápido, outras mais lentos, porém isso não é uma definição de certo ou errado, o ritmo é certo de acordo com cada um. O ritmo está presente em todas as partes da vida, tanto na parte da saúde como na parte da rotina do ser humano.

O ritmo nos traz uma organização dos fenômenos sucessivos, tanto na parte motora quanto na percepção de sons. Para se praticar atividades rítmicas com crianças, o professor deve variar pouco e ser simples, sempre respeitando as particularidades de cada criança. Muitos professores têm o costume de falar que a criança está fora do ritmo, mas é a não compreensão da frase melódica, ou do ritmo.

DESENVOLVIMENTO MOTOR NA 2ªINFANCIA ( 6 aos 10anos segundo " Gallahue e Ozmun,2003 " )

Na segunda infância, o desenvolvimento motor representa um aspecto do processo desenvolvimentista e está intrinsecamente inter-relacionado às áreas cognitivas e afetivas do comportamento humano. A importância do desenvolvimento motor não deve ser minimizada ou considerada como secundária em relação a outras áreas do desenvolvimento. Portanto, o processo do desenvolvimento motor revela-se basicamente por alterações no comportamento motor, do bebê ao adulto, é um processo permanente de aprender a mover-se eficientemente (GALLAHUE; OZMUN, 2002).